Fundação Nacional da Qualidade - é uma entidade privada e sem fins lucrativos que foi criada em outubro de 1991 por representantes de 39 organizações brasileiras dos setores público e privado. Sua principal função era administrar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e as atividades decorrentes do processo de premiação em todo o território nacional, bem como fazer a representação institucional externa do PNQ nos fóruns internacionais. E por ela foi realizado no ultimo dia 07/10 um Seminário Regional em busca da excelência, abaixo um breve resumo :
Seminário Em busca da Excelência
Excelência na gestão garante sucesso do negócio
Empresas modernas precisam, constantemente, aperfeiçoar a gestão para garantir o bom desempenho do negócio. Manter os clientes satisfeitos, motivar colaboradores e comunicar-se com clareza estão entre as questões essenciais para garantir a competitividade das organizações. Se, antigamente, o sucesso da companhia estava relacionado ao foco na qualidade, hoje é a boa gestão que torna o negócio bem sucedido.
"As organizações vivem um processo evolutivo em que, para sobreviver no mercado, passaram a fazer não só a gestão da qualidade dos processos, mas também trabalhar a qualidade da gestão. Dessa forma, as empresas buscam a excelência, por meio de um processo contínuo e permanente, que gera resultados concretos", ressalta Ricardo Correa, diretor institucional da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Baseando-se nos oito Critérios de Excelência que sustentam o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), difundido pela FNQ a organizações de diversos setores e portes, é possível definir formas de atuação dos gestores que vão ajudar as organizações no caminho rumo à excelência, dentre as quais podemos destacar os seguintes:
Para as empresas que querem buscar a excelência, o primeiro passo é ter, em suas equipes, líderes exemplares. A liderança é fundamental para definir e comunicar os valores e objetivos da empresa para todos os colaboradores. Inspirador e motivador, o líder precisa atuar de forma aberta e ativa, incentivando a cultura da excelência e a proteção dos interesses da organização.
A responsabilidade socioambiental também é indispensável para o sucesso da gestão, a começar pelo consumo consciente de recursos naturais e descarte correto de resíduos. Uma prática interessante diz respeito à promoção de ações sociais, conscientizando colaboradores em prol do desenvolvimento sustentado.
Outra questão fundamental para o sucesso da gestão é a valorização dos colaboradores. Definir suas funções e responsabilidades, pontuando sua participação e promovendo a sinergia do trabalho em equipe passa a ser tarefa básica. Além disso, vale disponibilizar ações de capacitação com base em treinamentos, a fim de desenvolver as habilidades e conhecimentos para exercer as atividades diárias.
Por fim, controlar o desempenho do negócio, de forma geral, é o que indicará os pontos fortes e oportunidades de melhoria. Indicadores, metas e reuniões regulares com os dirigentes da organização são essenciais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas corretivas, quando necessário.
Modelo de excelência da gestão
Nenhum comentário:
Postar um comentário